Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha: Pela Luz dos Olhos Seus

Laura cresceu numa cidade pequena, sempre foi ótima aluna e embora não fosse tão linda quanto sua irmã mais velha, brilhava no que fazia.
Com seus 26 anos trabalhando como assessora de imprensa, Laura foi requisitada para acompanhar o grande tenor cego, Claudio Roman. Ela se pergunta por que ela? Já que o tenor poderia ter quem ele quisesse como assessora, na verdade a beldade que quisesse, mas seu agente escolhera ela, por ser discreta, pequena e sem muita beleza física. Cláudio pode se operar e voltar a enxergar, mas nunca quis esta possibilidade por medo de não dar certo, não quer mais outra tristeza em sua vida. Será que a “pequena Laura” conseguirá convencê-lo a submeter-se a esta cirurgia? E Laura resistirá a todo charme e galanteio deste homem tão sedutor?

A autora me surpreendeu com sua narrativa tão lírica, doce e sensível. Ela esmiúça com detalhes tocantes que dão toda fineza, elegância e doçura no texto. Sua maneira de escreve é sempre sobre a linha tênue do realismo com a graciosidade de um poema. A construção da estória é muito consistente e bem montada, ela organiza tudo ao seu tempo e faz com que o leitor se envolva completamente na estória. A estória é dividida em três partes: Ela(ponto de vista da Laura), Ele(ponto de vista do Cláudio) e Eles(ponto de vista dos protagonistas intercalando os capítulos). A estória se passa na França. A cidade natal de Laura é Normandia, uma cidade histórica do noroeste da França.

“A noite se anunciara, acariciada por uma brisa que cheirava a outono. Era minha estação preferida, a do aconchego, quando fechamos as janelas mais cedo e a leitura é feita sob a luminária”. Pág.: 19

Seus personagens são definitivamente marcantes, desde protagonistas como antagonista. Laura Vicent é a narradora de grande parte da estória, uma personagem forte, determinada, audaz que conquista nas primeiras páginas. Ela é sonhadora, crescera lendo seus romances à moda antiga, porém sabe bem o que é vida real, quando se entrega ao amor é total, lindo é acompanhar seus sentimentos amadurecendo, começando pela devoção à voz de Cláudio, como a música a faz sentir em todas suas nuances e acordes.
Cláudio é típico sedutor cafajeste, que de início age como tal com Laura, porém a convivência muda um pouco os sentimentos dele para com a protagonista. Um homem muito amargurado pela perca da visão que o impossibilitou de interpretar sua ópera favorita, porém tudo muda quando ele decide fazer a cirurgia.
Hèlene, a antagonista da estória, conhece Cláudio há muito tempo, sempre quando cantam juntos exibem um verdadeiro espetáculo de beleza. Ela é ambiciosa, traiçoeira e perseverante. Muito dramática, adora chamar atenção, mas um personagem forte que teve seus momentos na estória.

Um romance encantador, que vale muito a pena ler escutando as óperas citadas durante a leitura, cheio de realismo, poesia, família e amor em sua pura essência. O final é de muita emoção (chorei muito), achei que precisaria de um epílogo, mas também gostei como a autora finalizou deixando a mente do leitor viajar. Apostei todas as minhas expectativas e não me decepcionou nem um instante. Janine Boissard, autora francesa, já virou minha queridinha em minhas leituras, muito bem recomendado.
Quote:

“-O que achou de Laura? O que minha voz lhe contou esta noite? Minha resposta saiu à minha revelia:

-Ela me ensinou a ver melhor as cores da vida.” Pág.: 26

5 comentários:

  1. Que estória linda e envolvente. Adorei conhecer Laura e Cláudio. Foram feitos u pro outro. Nada como um bom romance pra nos envolver e nos emocionar. Ansiosa pra ler esta maravilha. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Você falou tão bem, que é impossível não querer ler! Pelo que você falou vou chorar muito, então vou me preparar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa achei incrível! Adoro romances e quando eles iniciam com casais adversos... Aí é que eu fico louca para ler! Esse realmente me deixou curiosa, espero não me enganar mas, pela resenha acho que estou certa =D

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ficado encantada com a sinopse e lendo sua resenha fiquei completamente apaixonada pelo casal. A estória deve ser realmente muito emocionante. Agora preciso ler o livro com urgência.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir