Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resenha: Branca de Neve e o Caçador

Sinopse - Branca de Neve e o Caçador - Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Branca como a neve, lábios vermelhos cor de sangue e cabelos negros como a noite. Essa é a descrição da princesa prisioneira no seu próprio castelo governado pela madrasta má. Uma estória que parece repetida, porém com alguns ângulos novos.

A estória começa com a morte do rei Magnus e um pouco do que levou Ravenna ser tão perversa e o segredo da sua fonte de longevidade e poder. Após anos em que Branca de Neve esteve como cativa da rainha, a bela Ravenna ordena que tragam-na para ela obter o poder absoluto.
Num desleixo de Finn, irmão de sangue e braço direito da rainha, a princesa consegue escapar e foge para a floresta sombria, a qual nenhum homem até então tinha retornado desta floresta letal para qualquer pessoa, exceto para Eric – O caçador que recebe uma oferta tentadora da rainha para capturar e trazer de volta Branca de Neve, ele aceita e vai a caça.

É uma nova versão do clássico infantil “Branca de Neve e os 7 Anões”. O tema central é o relacionamento da princesa e o caçador, como o próprio título sugere.
Alguns personagens são bem construídos, e conhecemos um pouco de cada um ao avançar da estória. Entre eles temos a Madrasta que traz temas como ambição, vingança, ódio e manipulação, um personagem forte e cruel, que  foi muito bem escrito. Branca de Neve é um ser puro e representa a inocência e a beleza da bondade, ao longo de sua trajetória no livro reconhecemos os traços característicos desta personagem no seu original. O caçador é a  representação do ser humano, marcado pela tristeza e dor da morte de sua esposa, ele tenta ser bom, o que é uma luta diária para qualquer pessoa.
As criaturas e as paisagens da estória são bem descritos e pude relembrar as imagens lindas do filme durante a leitura.

É certo que muitas lacunas faltam ser preenchidas, acredito que nos próximos volumes teremos uma estória mais consistente e mais filmes da franquia Branca de Neve.

Esse foi o primeiro livro adaptado do cinema que li. Confesso que ele teria sido melhor se eu não tivesse assistido o filme antes, porque  não houve nenhuma surpresa, o livro é idêntico ao filme e algumas cenas achei melhores nas telonas. A exemplo disto as cenas finais que foram bem limitadas no livro. Recomendo como uma leitura sem muitas surpresas, e leia antes de assistir ao filme.

Quote:
“...que pelo mais belo sangue isso foi feito e somente pelo mais belo sangue pode ser desfeito.”  Pág.: 16

7 comentários:

  1. Adoraria ler, até esses dias não queria, mas agora depois de ler mais algumas resenhas, quero ler. A resenha está bem escrita, gostei do quote, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme nos cinemas e no final já fiquei meio "AM?" .. tipo, porque o caçador ficou olhando pra ela daquele jeito? como quem desconfia de alguma coisa? ele definitivamente não esta feliz O.O imaginava que no final do livro isso talvez fosse melhor explicado, mas talvez não seja.. Mas de qualquer forma eu ainda quero muito ler o livro, ainda estou curiosa! Gostei muito da resenha \o/

    ResponderExcluir
  3. Minhas impressões em relação a esse livro foram bem parecidas com as suas, mas ao contrario de você ainda não assisti ao filme. Confesso que fiquei meio decepcionada em relação ao desenvolvimento da história, o livro tinha tudo para ser extremamente bom. Enfim, adorei a sua resenha.

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  4. eu vi o filme, não curti. quero lê o livro depois da sua resenha. quote é linda <3

    bjs flor

    http://www.amodernpinup.com/

    ResponderExcluir
  5. Dany! Acho tão chatinho quando um livro não acrescenta em nada para a gente. Tipo, já que tem um filme sobre ele, poderia ser mais profundo né? Dar mais detalhes...Enfim, gostei da sinceridade. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Estava com mais vontade de ler antes de saber o que você estava achando do livro, porque a gente viu o filme e, se você sentiu que estava revendo o filme, só que mai fraco, provavelmente vou sentir a mesma coisa.

    Bjs1

    ResponderExcluir
  7. Oii Dany
    Terminei o livro ontem e ainda não vi o filme... Estou morrendo de vontade agora!
    Vi muita gente comentando que achou a estória fraca, mas eu gostei. Sou apaixonda pelos contos de fada, então qualquer versão recontada me atrai.

    Beijo

    ResponderExcluir