Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[RESENHA] Um Mundo Brilhante - T. Greenwood





Com um enredo fácil, UM MUNDO BRILHANTE descorre sua trama muito rapidamente, fazendo com que suas 336 páginas e seus capítulos curtos instiguem o leitor a ir até o final. Em uma versão simplificada dos romances policiais que estamos acostumados a ler, este livro se mostra mais leve e de fácil entendimento. Os personagens são poucos e muito bem delimitados, evitando qualquer complexidade para se entendê-los. Partindo-se da premissa que nascemos e morremos da mesma forma, que as pessoas não mudam, por maior que seja a tentativa, os personagens da T. Greenwood permanecem com os mesmos traços psicológicos ao longo da trama. Assim, a autora deixa todo o drama e expectativa para o enredo, ao invés do crescimento dos personagens.

A trama gira em torno de uma morte, mas fala também de casamento, fidelidade e hombridade. O personagem principal é o Ben Bailey, um anti-herói de nome engraçado, que faz sempre as mesmas coisas do mesmo jeito, e espera que a cada vez o resultado seja diferente. Quer que haja esperança, quer que as coisas mudem, mas a cada vez que dá um passo pra frente, dá deliberadamente três para trás. Pra mim foi difícil simpatizar com ele, realmente não consegui. Não concordava com nada que ele fizesse e tinha pena da sua esposa, Sara. A única pessoa que achei de uma personalidade interessante, mas mesmo assim no final ficou claro que era apenas um artifício, foi o sogro de Ben, Frank. Um personagem que saiu de “um cara legal” para um pai omisso e conivente.

Paralelamente, como em qualquer trama que envolva traição, tem uma “outra”. Ela se chama Shadi e me abstenho de comentários mais detalhados para que não haja spoiler. Em suma, a julgo uma sub-personagem que decidiram de última hora dar-lhe destaque.

Quanto ao final do livro, li que muita gente não gostou. Diria que ele foi uma boa forma de arrematar uma trama que tendia para o desastre, uma vez que cada personagem foi acumulando uma sequência absurda de erros. Então apesar da felicidade e a esperança terem de certo modo, sido extirpadas, o fim foi realista. O fim salvou o livro de algumas cenas meio ficcionais demais para um romance, pois conseguiu ser seco e duro, como a vida geralmente é.

O mais legal é que, apesar de tudo, você consegue pescar alguns bons quotes do livro. Do limão... Vai aí uma limonada? :-D

“Mas nada é tão fácil quanto parece. E nada ficava verdadeiramente imaculado. Como um osso fraturado que não se curou da maneira certa, a recuperação pode ser lenta e incompleta, e, nos piores casos, uma infecção pode se desenvolver, fazendo com que a doença se alastre de maneira lenta e silenciosa pelo resto do corpo”. P. 211

“Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar.” P.285

“Esperança é uma criança abortada, concebida, mas nunca realizada.” P. 336

Aldrêycka Albuquerque

31 comentários:

  1. Tô lendo esse livro agora *-*
    Já vi resenhas do povo odiando o livro, mas com vc vejo que foi completamente diferente.
    Mesmo vc citando coisas n legais no livro, como esse lance das cenas "nonsenses" demais.
    E quanto ao final, espero n me decepcionar D:
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Nicholas, não imagina como foi difícil escrever essa resenha... Mas o que importa é se vc tá gostando do livro. Tá gostando? :D

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Tô gostando sim! Espero fazer uma resenha positiva como a sua ^^

    ResponderExcluir
  4. A única resenha que a pessoa não falou mal. Só li resenhas negativas.
    Não ando com muita vontade de ler este livro, não.

    Boa resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É fato que particularmente não gostei do livro, mas tentei deixar a resenha impessoal. ;-)

    ResponderExcluir
  6. Ah, já vi resenhas bem diversas sobre esse livro, uns adoram outro odeiam. Confesso que estou bem curiosa, será uma das minhas próximas leituras, nada como termos nossa própria opinião, não é mesmo?! Enfim, ótima resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Quando leio um livro onde os personagens não evoluem, eu o considero ruim. Afinal, passa a ser apenas um relato monótono da parte da vida de alguém. Ponto. =(
    O final também me agradou pouco. Entenda, gostei do desfecho, mas acho que deveria ter sido melhor elaborado. Ficou muito previsível, ao menos pra mim.
    Mas, apesar de tudo, gostei do livro. Mesmo que Ben não tenha tirado muito proveito de seus erros, conseguimos visualizá-los e tirar alguma lição daí.

    Ótima resenha, parabéns!

    Abraços ;D

    ResponderExcluir
  8. Achei esse livro bom, mas o personagem principal não me cativou. Ben é muito fraco para encarar a vida. Não tem coragem, não luta. Me dá agonia isso nele. O final também não é muito legal, mas a leitura é agradável e flui bastante.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Estou super afim de ler esse livro, principalmente quando eu li aquela frase na capa, muito perfeita, talvez eu leia!

    ResponderExcluir
  10. Muito curiosa para ler esse livro, já li várias opiniões diferentes sobre ele, uns gostam outros odeiam! Cada um tem a sua opinião e depois de lê-lo vou ter a minha própria. Espero não me decepcionar muito!
    Ótima resenha :D

    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Adoro a frase da capa e a sinopse! Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. Parce ser um livro daqueles que nos fazem parar pra pensar em muita coisa.
    Gosto de livros assim.
    Tbm me interessei por ele por ter poucos personagens e capitulos curtos, o que faz a história ficar ainda mais apreciável.
    Quero muito ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha!
    Eu quero ler o livro para poder dar a minha opinião sobre. Eu ainda não vi ninguém que adorou o livro mas vou dar uma chance haha

    ResponderExcluir
  14. achei a capa tao interessante, ate msm a historia, mas pelo q percebi dos outro comentarios, algumas pessoas não curiram muito o livro

    ResponderExcluir
  15. Nossa se tem uma coisa que eu detesto são livros com traição.Já basta na vida real.kk
    Mas parece que as autoras adoram abordar esse tema.
    Pelo que eu li,tenho certeza que não gostaria do personagem principal,mas vou dar uma chance ao livro.
    Adoro suspense e policial,então creio que esse será o fator que me fará ler o livro.
    Ótima resenha

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu quero tanto ler esse livro!!!! =)

    Primeiro, que a capa é linda!! Me apaixonei por ela à primeira vista! Vocês não tem ideia de quantas vezes fui à livraria só pra pegá-lo nas minhas mãos!!!

    Adoro um drama. Mesmo que todo mundo odeie o Ben (se ainda fosse a época do orkut com certeza teria uma comunidade com esse nome! hahaha), eu quero conhecer a história e tirar minhas próprias conclusões. Acho que o livro vale a pena.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olha eu vejo tantas opiniões diferentes deste livro que não sei nem mais o que pensar.. acho que só lendo mesmo para ver.. Porém a capa é muito interessante!!

    ResponderExcluir
  18. quero muito ler esse livro,a capa é linda,e a resenha tá perfeita,aumentou mais ainda minha curiosidade *_*!

    ResponderExcluir
  19. Não é por nada não, mas é dificil fazer um comentário de um livro assim. E cada resenha que eu leia sobre o livro, todos passam uma visão totalmente diferente. Nada parecido. Nem sei no que acreditar.
    Mas pelo seu ponto de vista, não curti muito não. Mas mesmo assim quero ler para ter minha própria opinião.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de suspense, gosto de romance policial. Tenho curiosidade de ler o livro.
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiquei muito apaixonado pelo livro, a resenha está otimo e o livro é otimo, gostaria muito de ganhar o livro para deixar minha vida mais brilhante

      Excluir
  21. Não pude ler esse livro ainda e ja vi varias resenhas e a maioria diz que não gostou do livro, porém uma das melhores resenhas que li foi essa daqui, parabéns ficou muito bem feita.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li o livro, mas acho que não me identificaria com esse gênero, já que fala um pouco de esperança e tal..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro realmente dividiu opiniões. Li várias resenhas, e metade delas adorou e a outra odiou. Nenhuma delas me passou a sensação de indiferença, o que é muito bom. Quero ter a oportunidade de ler, pra tirar minhas próprias conclusões.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Uma resenha positiva! Já estava tirando esse livro da lista, mas com a essa resenha, fiquei muito interessada! Vou ler, abraços!

    ResponderExcluir
  25. Achei a resenha bem legal, pra faalar a verdade, uma das poucas que falam realmente bem do livro. =) Fico feliz que tenha curtido, espero ler também em breve, beijos

    ResponderExcluir
  26. Livro realmente com uma história fantástica e intrigante. Me chamou muito a atenção =O

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é lindo demais ! só pra começar tem a capa que é brilhante (jura? ahahah) mas não deixa de ser fofinha *-* adorei sua resenha, e os quotes tbem '-'

    ResponderExcluir
  28. Eu queria tanto ler esse livro. Mas ai de repente comecei a ler umas resenhas que me desanimaram um tanto e alguns comentários que eu não sei se ainda quero ou não ler. Fiquei confusa!!!!

    ResponderExcluir
  29. ler faz a pessoa ir além de seus horizontes... eu gostei muito do livro!

    ResponderExcluir