Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Resenha: Julieta

Sinopse - Julieta - Anne Fortier
 Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.


Fonte: Skoob

Romeu e Julieta, clássico de Shakespeare, é um de meus romances favoritos. Em “Julieta” encontramos a estória trágica dos amantes de Verona, só que em Siena e suas famílias rivais que nesta estória seriam Os Tolomei e Os Salimbeni. Mas o querido Romeu de Julieta descende dos Marescotti que entra no meio da guerra das famílias inimigas.

Mas vamos ao início com nossa heroína: Jules Jacobs, não se cansa em seus estudos sobre Shakespeare e vive em conflito com sua irmã gêmea: Janice Jacobs. Criadas por sua Ti Rose, pois são órfãs de pai e mãe, e aos 25 anos as irmãs perdem mais um ente querido sua Tia Rose. Revoltada, Julie não se conforma por sua Tia ter deixado a casa para a impetuosa Janice, que tripudia no desgosto de Julie. Umberto, antigo empregado da Sr.ª Jacobs, nunca escondeu seu favoritismo pela doce Julie e entrega-lhes uma carta endereçada a ela pela sua Tia falecida. Na carta Tia Rose afirma que a família delas: Os Tolomei, têm um tesouro guardado a muito tempo, que aparentemente sua mãe morreu tentando encontra-lo. E aí começa a aventura de Julie Jacobs ou será Giulietta Tolomei? Que tesouro escondido será este? O que encontrará, nossa heroína em sua terra natal: Siena, Itália? Que segredos serão desvendados? O que esperar de um tesouro guardado a mais de 600 anos?

O Livro é composto de muitos elementos: fé, suspense, tragédia, romance, ação e até um pouco de sobrenatural. Desta maneira não pude classifica-lo num gênero, entretanto tudo dosado sobre medida deixando o livro excelente e intrigante. A estória te envolve do início ao fim cheios de história, enigmas e uma caçada ao tesouro de tirar o fôlego. Confesso que muitas vezes fiquei perturbada com os acontecimentos e revelações, ora você estar por dentro de tudo, ora você não sabe mais de nada e voltamos a “estaca zero” com nossa heroína.

O romance entre Julie e Alessandro, ora platônico e cheios de brigas que se transforma num amor tórrido e de grandes proporções, deixou o livro mais interessante, que claro não poderia faltar na maior estória de amor trágica de todos os tempos, e será que desta vez ela terá seu final reescrito ou correrá para um fim cruel?

A autora tem uma escrita um pouco refinada, fazendo justiça ao cenário da estória. Seus personagens são têm caráter bem definido, e outros um pouco duvidosos: As gêmeas, uma boa e uma ruim(não tão literal, digamos que é espevitada e de muita iniciativa). Nossa gêmea boazinha, Julie é inteligente, bonita e com sérios problemas de socialização(muito tímida). Ela perde o controle de sua “vidinha rotineira”, ao visitar a Itália e conhecer Alessandro: arrogante, implacável, muito charmoso e misterioso.  Também temos Umberto que sempre cuidou das meninas desde criança, mas muitos mistérios rondam Umberto. Durante toda a leitura desconfiei de tudo e de todos, pois vemos tudo acontecer pela ótica de Julie, e sentimos a aflição da personagem sem saber em quem confiar.

Anne Fortier me conquistou completamente com sua estória que no mínimo é intrigante, então indico a leitura que você possa desvendar os mistérios entre Romeu e Julieta, ou Os Tolomei e Os Salimbeni.


Trecho:
"E foi só. Minutos depois, a respiração dela ficou mais lenta e percebi que minha irmã tinha adormecido. Quanto a mim, finalmente sozinha com meus pensamentos, desejei mais do que nunca poder pegar no sono feito ela e sair voando numa casca de avelã, deixando para trás meu coração pesado".    Pág.: 382

18 comentários:

  1. Amei esse livro e sua resenha está muito bem elaborada ")

    ResponderExcluir
  2. Dany parabéns pela resenha!
    Eu tenho muita vontade de ler Julieta e sua resenha me deixou empolgada hahaha

    ResponderExcluir
  3. Esse livro ainda não havia me chamado a atenção, talvez pela capa, que não é nada convidativa.
    Tua resenha me fez olha pra ele com outros olhos, fiquei curioso com a história. Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo.

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  4. A princípio, pensei que fosse meio que uma recontagem do clássico, mas vejo que, mesmo apoiada em Romeu e Julieta, é uma história independente.
    Me interessei pela obra. Adorei a resenha, Dany.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que linda a capa,adoro mistérios.Sempre gostei de Romeu e Julieta.O livro me pareceu incrível!Parabéns pela resenha muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro.Já tinha lido o resumo e fiquei curiosa para ler. Depois da sua resenha, a curiosidade aumentou. A capa dele é linda. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que este livro trazia um pouco de sobrenatural! Fiquei interessada! E as reviravoltas que você mencionou parecem interessantes! E realmente eu espero que o final seja diferente do de ROMEU E JULIETA! Gosto de finais felizes! risos
    Mega cheiros e parabéns pela excelente resenha!

    site: leitorcabuloso.com

    ResponderExcluir
  8. oi
    gostei muito da sua resenha, ela me fez tem um gostinho na boca de lê ele.

    beijinhos e sucesso no seu blog
    lais karine

    laiskarine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oi
    espero poder ganhar muitos comentam que um livro muito bom espero poder também dividir esse prazer com todos os que ja tiveram o prazer de lê.

    beijinhos e sucesso no seu blog
    lais karine

    laiskarine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oie.. amei a resenha, como sempre essa editora arrasa né...
    Adorei tb pq é um romance julieta diferente, a autora colocou bastante coisas diferentes, o que é legal, pq vai inovando..

    Parabéns pela resenha, espero poder ler este livro!! ^^
    beijos
    mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    camilapalm@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, tem de tudo no livro né? Além de romance e ação (que eu ADORO), ainda suspense, fé e um toque sobrenatural? Eu quero ler! E logo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ei Danny...

    Nha que graça a sua resenha, me indicaram esse livro no twitter outro dia e ele ta na minha lista de desejados e futuras leituras. E nossa a estoria parece ser bem envolvente heim? Eu adoro misterios, e qdo os autores conseguem fazer isso de uma forma inteligente me ganham de primeira.

    E vc é danadinha heim? deixo a gente super curioso sobre os misterios do livro e do casal. E é fato que já vou me identificando com a personagem pq eu tbem sou timida pacas kkk

    Otima resenha, beijão

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha!!!
    Não tinha ouvido falar sobre esse livro, e você me fez querer lê-lo o mais rápido possível. Adoro narrativas como essas, cheias de mistério e aventura, e não apenas mamão com açúcar e muito melosas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dany!
    Sinceramente, achei que "julieta" era mais mais um romance, porém parece que não é bem assim, né? Adoro livros que tem de tudo u pouco, não se prendendo apenas à um gênero, pois geralmente, são muito interessantes e envolventes.
    Fiquei especialmente curiosa para saber o que a tal carta significa na vida da Julie e se há mesmo o tal tesouro e do quê se trata. '-'

    Espero ter a chance de lê-lo em breve.
    Sua resenha ficou muito boa, pois deu uma base pra entender a história mas sem revelar nenhum detalhe que estrague as surpresas do livro. Parabéns ^-^

    ResponderExcluir
  15. Dany, eu adoooro Romeu e julieta, mesmo não sendo minha história favorita de Shakespeare; então é claro que já tinha pensando el ler o livro. A tua resenha me fez ter mais vontade. E você já tinha me dito que o livro é maravilhoso.

    Adoraria ganhar. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. A primeira vez que vi esse livro achei que fosse super chato de ler e nada a ver com o meu gosto literário, só tinha gostado da capa mesmo, mas quando li a resenha eu gostei muito, superou minhas expectativas, espero que quando eu ler todo o livro ele me surpreenda!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me chama muito a atenção!! Já ouvi falar muito bem dele.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. As resenhas do blog são muito boas! Parabéns!

    ResponderExcluir