Os vampiros há séculos vêm sendo abordados na literatura e no cinema e com o tempo foi revolucionando este personagem sombrio.
No seriado Diários do Vampiro é notável as referências atuais nestes seres misteriosos, porém mantendo características essenciais. O universo da série abrange também bruxas que incrementam mais o roteiro, expandindo para outros públicos.
Vampire’s Diaries traz vampiros que não podem sair no sol,a não ser que tenha um anel enfeitiçado, se alimentam de sangue humano(as vezes animais também), são malignos e caçadores. Em Damon, o irmão malvado, observamos este comportamento das trevas. Já Stefan procura esconder este lado sombrio, que o deixa em constante batalha interna consigo mesmo tentando ser o mais humano possível, levando uma “vida normal”.
As bruxas do seriado são descendentes dos Druidas e Salem, o que deu bastante credibilidade a série, composta com estes personagens de base e formação bem fundamentadas.
CONTÉM SPOILLERS DA 1° TEMPORADA!!
Os Gilbert
Elena é uma adolescente que perdeu os pais recentemente e tem um irmão chamado Jeremy (um personagem rebelde e perdido). Devido a morte dos seus pais a Tia Jenna torna-se guardiã legal dos dois, um desafio cuidar de dois adolescentes que estão lidando com a morte de entes queridos e tão próximos, Jenna ainda sendo uma mulher solteira, jovem e sem filhos. Jenna Gilbert esta emocionalmente abalada pela perda da irmã e cunhado. Elena se apaixona por Stefan a primeira vista e o foco maior deste seriado é o romance dos dois, até que ponto vale a pena lutar por um amor impossível e como aprender a amadurecer com as dificuldades que este relacionamento traz.
Jeremy, o garoto problema, aventura-se pelo mundo das drogas e se envolve com Vicky, irmã de Matt Denovan é a garota rebelde que terminou o colegial e trabalha no bar da cidade, ela não dá a mínima para a opinião dos outros e vive a vida como acha melhor(também viciada em drogas).
Os Irmãos Salvatores
Paul Wesley interpreta Stefan, este personagem que muitas vezes torna-se nostálgico, chato. Mas Stefan me cativou em sua forma de ser e agir, e claro o ator arranca suspiros!!
Stefan, é um vampiro bom moço, que tenta de todas as formas sair da escuridão de ser um vampiro. O que acho meio impossível, já que a natureza clama mais alto. Ele se alimenta de animais e leva sua vida comum na pacata cidade de Mistic Falls e conhece Elena, que se parece e muito com Katherine que transformou os dois irmãos em vampiros, então Elena e Stefan começam um relacionamento de amor, carinho e respeito.
Damon é nosso vampiro mal por natureza, ele não reprime seu lado obscuro,violento e totalmente maligno. Damon Salvatore muda um pouco de personalidade sendo um pouco mais “humano” quando se aproxima e acaba se apaixonando por Elena, a namorada de seu irmão. Ian Somerhalder, é perfeito em interpretar o personagem, deixando transparecer toda a maldade e sarcasmo de Damon, fora que ele é lindo.
Bonnie e Caroline
Elas são as melhores amigas de Elena. Bonnie descende de uma linhagem de bruxas, o que a faz uma também. Eu não gostava deste personagem no início, mas quando ela aceita seus dons e decide ser realmente uma bruxa, ela ganha mais personalidade e defendendo seus costumes e crenças custe o que custar.
Caroline Forbes era uma menina mimada, popular e oferecida o que a tornava uma personagem irritante que me dava nos nervos. Filha da Xerife da cidade de Mistic Falls, a qual o relacionamento entre as duas é um abismo enorme.
Quando ela se torna vampira, houve um crescimento e amadurecimento na personagem que hoje a destaco como uma de minhas favoritas da série. Em todo os aspecto Caroline amadureceu, seu relacionamento com a mãe, seu novo namorado o Matt Denovan e a forma de como lidar na condição de ser vampira e consegui levar uma vida adolescente comum.
Os Lockwoods
Compõem a família de fundadores da cidade, são os políticos, o prefeito, sua primeira dama e seu filho Tyler. Acho o personagem de Tyler muito chato, vive em confusão por sempre esta metido com drogas e bebidas, é um idiota que mede forças com qualquer um que atravesse seu caminho. Sua história toma ares mais interessantes quando é revelada a origem de sua família, o terceiro pilar da série: lobisomens. Tyler amadurece com esta condição que esta sendo bem explorada na série, mostrando todo seu sofrimento com o lado lobo, e como ele deu inicio à maldição. Lobisomens e vampiros sempre viveram em pé de guerra e em diários do vampiro esta guerra toma proporções incríveis e segredos que nunca se imaginou emergem das profundezas.
Katherine x Elena

Na série de TV é gritante a diferença entre estas duas personagens de personalidades distintas e marcantes. Katherine foi que deu início a toda esta história, seu prazer em fazer joguinhos teve conseqüências em proporções enormes e alcançando várias pessoas e décadas. Conhecendo Stefan e Damon, apaixonou-se pelos dois ao mesmo tempo e por fim eles tornaram-se vampiros. Katherine foi o ponta - -pé inicial para uma caça aos vampiros em Mistic Falls em 1864, organizada pelos fundadores da cidade: Gilbert, Forbers, Lockwoods e Fells, que neste mesmo ano fizeram a maior batalha da história da cidade: Willow Creek queimando 27 vampiros na igreja de Fells Church. Porém Katherine os outros vampiros não foram mortos, mas protegidos por um feitiço conjurado por Emily Benet uma das bruxas mais poderosa, ancestral e Bonnie. Elena jovem dedicada a família e estudos (totalmente diferente da personagem do livro, que mais parece uma “piriguete” metida e mimada), tem sua vida revirada depois de uma acidente que mata seus pais. Ela é delicada, sensível e sincera o oposto de Katherine, o que ela quer é ficar com Stefan, mas não esperava que todo este mundo sobrenatural invadiria sua vida. Depois que Elena começa a viver situações inusitadas, a personagem fica mais forte e ágil, não tão frágil como no inicio, o que me fez gostar muito da Elena. O que ela não esperava era ser a cópia exata de Katherine, como pode esta estranha semelhança, e o que isto pode implicar revelando lendas antigas e sacrifícios que ameaçam a vida de Elena.
Os Livros e a série
A série tomou como base os livros: Diários do Vampiro da escritora L.J. Smith, fazendo algumas modificações que na minha opinião tornou o sucesso da série de TV. A começar pela Elena que no livro você se irrita com a personagem que não se decide entre os irmãos vampiros sendo uma “vassourinha”. Bem diferente da TV, que é uma Elena mais centrada que sabe o que quer, e loura e perdidamente apaixonada por Stefan. Eu já li os dois primeiros livros e gostei muito mais da série de TV, mas resolvi dar uma chance e continuar a leitura da série.