Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resenha: O Casamento

Sinopse - O Casamento - A continuação de Diário de Uma Paixão - Nicholas SparksAdvogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente.

Desgastados pelo tempo e falta de interesse, o casamento de Wilson e Jane esta se esvaindo. O que aconteceu com todo aquele romantismo dos tempos de namoro e primeiros anos de casamento? Será que um relacionamento que parecia tão puro, verdadeiro e único pode acabar ao longo dos anos?

Jane e Wilson vivem seu cotidiano de um casamento que caiu no tédio. E quando Wilson esquece o aniversário de casamento de 29 anos, Jane se entristece muito e então seu marido cai na real  e percebe o quanto estão infelizes. Será que ele conseguirá reconquistar o puro amor que está adormecido? Ou não? E medidas drásticas serão tomadas?

Neste romance encontramos o amor na sua forma mais madura, vivida por personagens principais com seus 50 anos e o desafio de rejuvenescer este amor.

A narrativa é simples e durante a estória ele se remete várias vezes ao passado para entendermos melhor a vida do casal e os motivos que levou a esta situação. Wilson é um personagem bem tímido, taciturno e sem jeito quando se trata de sentimentos, acomodado que não demonstra seus sentimentos, o que para Jane parece que ele não se importa mais com ela. Jane é romântica e sempre quis e soube ser mãe. E sofre bastante com a individualidade do marido, uma mulher apaixonante, vem sentindo a tristeza afligir seu coração.  O casal tem três filhos: Anna, Joseph e Leslie que ao longo da leitura conhecemos a personalidade de cada um e os traços que assemelham-se aos dos pais.

A luta pela reconquista de seu grande amor, a fé nas pessoas, relacionamento familiar, são temas abordados pelo Sparks neste livro, com desenvolvimento previsível, mas que não deixa de emocionar o leitor. Recomendo a leitura, principalmente se você já leu “Diários de uma Paixão”.

Quote:
“ Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que faz pelo outro diariamente”. Pág.: 58

6 comentários:

  1. Eu não li "Diário de uma paixão", eu leria ele primeiro para depois ler esse, mas gostei logo de cara pela idade dos personagens, por serem pessoas mais maduras. Já ouvi falar muito bem de "Diário de uma paixão" e tenho a impressão que "o casamento" também deve ser um excelente livro.
    Gostei muito da resenha ^-^

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo falando sobre esse livro, sem falar do autor né que já consagrado por muitooos. Tenho muita vontade de lê-lo mas vou esperar as vacas ficarem mais gordinhas sabe, rsrsrs'

    ResponderExcluir
  3. Ah vai ser minha próxima aquisição(se o dinheiro permitir,claro)! Adoro NS,apesar dos livros sempre terem quase a mesma estória,gosto muito!

    ResponderExcluir
  4. Ai... louca para ler este... espero gostar tanto quanto gostei de Diario de uma paixão...rsrs

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio deste livro fico mais apaixonada... s2
    Impossível não amar, né??? hsahsuash
    Bela resenha Dany! Já sei que vou chorar bastante! E vou saber mais sobre o Noah? Amooooo o Noah! hahahah

    Beijos, flor!

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  6. Quero ler! Adoro o Sparks e sempre acho que a narrativa dele comove!

    beijos

    ResponderExcluir