Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

RESENHA DO LIVRO “Orgulho e Preconceito” – Jane Austen


Este é um daqueles clássicos que TODA MULHER DEVE LER. Quem quiser, até chame de livro de ‘mulherzinha’, por que de fato, é bem provável que só uma mulher seja sensível ao ponto de entender todos os valores desta obra. É um romance lindo, e bem diferente dos demais. Também é antigo, foi escrito em 1813, há quase 200 anos atrás; mas traz uma história leve, e com personagens de personalidade e gênio até bastante comuns nos dias de hoje. Pessoas inseguras, umas sábias, outras intransigentes, umas preconceituosas, outras orgulhosas, outras fúteis, outras cândidas... Essa pluralidade faz de “Orgulho e Preconceito” um livro delicioso. 

Quando li essa obra, eu já tinha assistido (por diversas vezes) o filme mais recente baseado nela, com o mesmo título e estrelado pela vivaz Keira Knighltey. Eu geralmente recomendo a todos que leiam primeiro o livro, para só depois assistir o filme. Mas neste caso, eu admito que foi uma experiência maravilhosa, ter lido o livro após assistir o filme. Me fez ter mais comprometimento com os personagens e com a história. E de forma alguma, já saber do enredo me impediu de torcer, sofrer e me divertir com os personagens. Na verdade, foi extremamente prazeroso, pois o livro trouxe detalhes e intensidades que o filme não conseguiu exprimir. Foi uma leitura na qual eu já tinha estima pelos personagens, e foi gratificante saber mais sobre a personalidade e até o destino que teve cada um deles.

Vou aqui me atrever a dizer que, em comparação com Persuasão [da mesma autora], este conseguiu ser ainda melhor. Mesmo achando que pra mim, depois dos dois livros lidos, Jane Austen é a melhor escritora da época, creio que minha preferência por Orgulho e Preconceito tem um quê de identificação própria. Seria muita presunção aqui me comparar com Elizabeth Bennet, mas quem nunca se identificou com um personagem, não é mesmo? Ao contrário da introspectiva e subserviente Anne Elliot [Persuasão], a Elizabeth tem um temperamento e personalidade muito parecidos com os meus – inclusive seus ‘pré-conceitos’ e precipitações. Esse detalhe é que me faz definitivamente, classificar este livro superior ao outro – todavia ambos são extremamente recomendados por mim. 

Quanto ao enredo, acredito que o sucesso desse livro se dê por que ele não é igual aos outros romances de época. Não existe de um lado uma donzela suspirando doçura e contentamento, e do outro um cavalheiro gentil e simpático. Na verdade é a história de duas pessoas que se odeiam cada um à sua moda. O amor não cai de pára-quedas sem razão aparente, mas é construído gradualmente, muitas vezes inconsciente e até incontrolavelmente pelos personagens. O próprio Mr. Darcy responde o seguinte, ao ser questionado sobre em que momento ele descobriu que amava Elizabeth: “Não sei determinar a hora, o lugar ou o olhar, ou as palavras que lançaram os fundamentos. Faz muito tempo. Já estava no meio quando percebi que tinha começado.”

Então, por ser um romance com um enredo diferente dos clichês, uma obra com personagens ‘reais’ – com defeitos e virtudes, eu considero Orgulho e Preconceito minha melhor leitura do ano. Fico até com medo de ler os outros livros da Jane Austen e ficar frustrada. Tenho medo de ler A Abadia de Northanger e Razão e Sensibilidade, e descobrir que estes não têm o grau de qualidade que os outros têm. Mas eu vou lê-los mesmo assim. Vai que descubro mais duas leituras geniais. Vale a pena tentar.

Aldrêycka Albuquerque

Esta é mais uma reesenha concedida pela minha prima @dreycka, uma "parceria" não oficial no blog!!rsrsrs 
Espero que gostem e comentem!!

@dreycka escreve também nos:

terça-feira, 29 de março de 2011

Evento "Crescendo"

Ola!!!
No dia 27/03/2011 foi realizado o Evento Crescendo a sequencia de Sussurro da Becca Fitzpatrick, na Saraiva do Shopping Center Recife!!Muito legal organizado pela galera do blog Twi Brasil  O evento teve uma grande participação, e teve quiz do livro, Team Scott e Team Patch( quem ganhou foi o Team Scott, eu participava deste), encenação do sonho de Nora(muito legal e divertida!!!) que renderam boas gargalhadas!!!  E muitos brindes é claro!!!A Intrinseca não cedeu um livro para sorteio que seria muito legal, porém forneceu muitos brindes que são muitos bonitos. Todos saímos ganhando, o que foi muito bom!!!!
Aqui estão algumas fotos que tirei no evento, espero que gostem!!

Team Scott
Team Patch
BRINDES
BRINDES
O livro LINDO!!que infelizmente não foi sorteado
Nossa revista ganhadora!!Team Scott

Eu e minha prima Drêycka


Infelizmente :O fim!!rsrsrsrs

Alguns videos do evento!!Cenas dos sonhos de Nora!!

  



sábado, 26 de março de 2011

O Clube do Livro 5 - Escritores Nacionais

Chega de tanta "internacionalidade"!!!! No Brasil, temos sim bons escritores tão envolventes carismáticos que nos conquistam nas primeiras linhas do a páginas dos livros.
É neste 5º encontro falamos sobre autores nacionais, fiz um recaptula desde Euclides da Cunha, Lima Barreto, Machado de Assis e Ariano Suassuna até Tammy Luciano e Eduardo Spohr!!! De suas origens, influências e temáticas.
Também relatei minha participação no Evento "Eu sou o número quatro" (Postado aqui), relatei como foi divertido e muito bem organizado pela @Marypaixao do blog  Muito Pouco Critica 
Por fim como não poderia deixar de faltar, sorteio de três autores da literatura brasileira:
* A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo
* Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
* A Casa estrelada, Júlia Lemos
Enfim nosso encontro foi muito proveitoso, pois trocamos idéias de livros que lemos e sempre saímos com novas informações, pois um assunto sempre leva a outro e assim por diante.
Meus sinceros agardecimentos a todos que participaram aos que ajudaram direta ou indiretamente!!Muito obrigada a Editora Galera Record pelos marcadores e livretos para incentivar a leitura!!
Nosso próximo encontro será no final de abril: 30/04/2011, no momento sem um tema!!rsrsrsrrsr
Em breve colocarei o cartaz no blog com todos os detalhes!!!Até o próximo!!!
As sortudas!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Duquesa - The Duchess

Este filme passa-se na Inglaterra no ano de 1774, senhoras e belas moças com seus lindos vestidos e cavalheiros elegantes e machistas . A duquesa baseado em fatos reais fala sobre a vida de Georgiana, que casa-se com o Duque Willian de Devonshire conhecido por sua reputação de mulherengo “podre de rico”. A bela G. é mais que um rosto de boneca de porcelana, ela é inteligente e extrovertida faz com quê todos de Londres se apaixonem por ela exceto seu marido, que a vê apenas como um rostinho bonito, submissa à seus absurdos machista e uma máquina para procriar.

O Duque desejava desesperadamente por um herdeiro, porém sua linda esposa teve uma menina primogênita. Isto teve grande repercussão, como um homem tão bem visto na sociedade não tem um herdeiro homem? É claro que naquela época a culpa sempre foi da mulher ( ou será que hoje ainda é? Será que este pensamento arcaico continua a brotar nos pensamentos da nossa sociedade moderna?)

Georgina, como esposa cede à vários caprichos de seu marido, cuidando da filha dele com uma criada como se fosse sua própria filha!!!É, pasmem!!! As mulheres daquele tempo sofriam bem mais que agora e pior, sofriam caladas.

O filme deixa claro as dificuldades da mulher daquela época na sociedade preconceituosa, que atualmente não mudou muito, e as barreiras que uma mulher de vanguarda como a Duquesa de Devonshire teve que ultrapassar em busca da felicidade e outras que ela não pôde atravessar batendo de frente e ficando muito machucada.

 Indico o filme, é uma história envolvente, bonita e que vai fazer com quê você analise este tema muitas vezes depois de assisti-lo. Com o elenco impecável “A Duquesa” vai apaixonar você, como fez comigo. Portanto Bom Filme!!!!


Informações:
Título Origem: The Duchess
Direção: Saul Dibb
Duração: 110 minutos
Elenco:  Keira Knightley (Georgiana)
Ralph Fiennes (Duke de Devonshirev
Charlotte Rampling (Lady Spencer)
Dominic Cooper (Charles Grey )
Hayley Atwell (Bess Foster )
Simon McBurney (Charles Fox )
Aidan McArdle (Richard Brinsley Sheridan)
John Shrapnel (General Grey )
Alistair Petrie (Heaton )
Patrick Godfrey (Dr. Neville )




sábado, 19 de março de 2011

Evento "Eu sou o número quatro"





O que falar deste evento maravilhoso!!!!!!Tô sem palavras, super bem organizado pela @marypaixao do blog Muito pouco critica , na Saraiva do Shopping Center Recife. AS participantes, todas umas fofas, foi muito legal e divertido. Confiram as fotos e comentem!!!



Os maravilhosos brindes!!!!!

a Mariana, organizadora do evento
As leitoras 1
As leitoras 2
 
Adivinha quem ganhou o livro: EU!!!!!
                     
Com dedicatória da Mary!!\0/










Enfim, o evento foi ótimo, todas participamos e ganhamos é claro. A Mary fez ótimas atividades e quiz que foram bem divertidos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Hospedeira


Sinopse:
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.  


Um triângulo amoroso dentro de dois corpos!! Hã!!??? Como assim? Confesso que ao ler a sinopse do livro duvidei que seria bom, embora tenha ficado bastante curiosa para saber como seria esta história.

A narrativa já começa com uma alienígena apossando-se do corpo da sua hospedeira humana. A terra foi invadida por parasitas do espaço sideral, que decide ter outra vida aqui acabando com a essência humana. A nossa “E.T.” principal tem conflitos internos com o ser humano que ainda reluta no corpo, não desvanecendo, lutando bravamente pelo seu corpo. Peregrina, a parasita do espaço, nunca teve problemas em sua 8 vidas anteriores em outros planetas. Porém na terra sentiu grande dificuldade para permanecer no corpo humano e claro com dificuldades de lidar com Melanie a dona do corpo que muitas vezes focou Peregrina a fazer o que ela queria e ir para lugares que Melanie quis.

Melanie, o ser humano relutante, é uma jovem de 17 anos que tomava conta de um irmãozinho, Jamie e apaixonada por Jared outro humano de trinta e poucos anos. Jared e Jamie conseguiram se juntar a resistência humana(as pessoas que restaram) e vêem-se no dilema de matar ou não Melanie, será que ela ainda co-existirá por mais tempo com Peregrina? Será que terá um meio de reverter esta situação? Ainda há chances para a pobre Melanie? E Peregrina deixará este corpo de livre vontade?Será que pode? Para estas e outras perguntas leiam o livro.

A narrativa da Stephenie declinou bastante em questão de romance, os envolvimentos amorosos deste livro, não atrai a atenção do leitor, na minha opinião achei pouco envolvente. No desenrolar da história conhecemos Ian, um humano da resistência  que se apaixona pela parasita sideral, achei meio bizarro este envolvimento, mas passei a gostar mais de Ian do que Jared.

Enfim a autora tem uma linguagem de fácil compreensão, porém este livro não p r e n de o leitor do inicio ao fim, para mim o livro ficou bom do mio para o fim. Indico o livro se você gosta de uma boa ficção, porém se for fã de romance  o livro deixa a desejar. Meyer me conquistou no romance, mas só na Saga Crepúsculo.

P.S. Este livro irá virar filme, os detalhes vocês podem conferir no site Hospedeiros, que fala tudo sobre o livro e o futuro filme, além de detalhes e fatos da vida da autora "queridinha" dos EUA: Stephenie Meyer.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Release § 3

Editora Larousse em parceria com o blog, enviou-me seus lançamente, e como já falei antes esta coluna é para mostrar lançamento das Editoras, espero que gostem e comentem:


 1001 ideias de receita para o ano todo


Autor: Camille Depraz
Tradução: Marlene Cohen
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 608

Sinopse:

Cozinhar é sempre um momento prazeroso, mas a cada dia é preciso variar as refeições, estar atento à forma e à aparência dos pratos, não gastar muito, deixar algo preparado de reserva, experimentar novos sabores... Enfim, é necessário ter muitas ideias! Este é o objetivo das receitas deste livro, deliciosas e fáceis de fazer. A autora revela seus truques, dá dicas e conselhos para a apresentação, versões diferentes, sugestões de cardápio... e muitas boas ideias para você se organizar.


50 coisas que você pode fazer para combater a insônia


Autor: Wendy Green
Tradução: Gabriela Machado
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 144


Sinopse:

Você fica deitado pensando nas coisas que tem para fazer no dia seguinte? Acorda várias vezes durante a noite? De manhã está tão cansado que demora para se levantar como se não tivesse conseguido dormir o suficiente? Se for assim, você pode estar sofrendo de insônia. Neste livro, Wendy Green explica o ciclo dormir/acordar e oferece conselhos práticos e abrangentes para ajudá-lo a combater a insônia, inclusive com mudanças simples no estilo de vida e na alimentação.




501 crimes mais notórios




Autor: Paul Donnelley
Tradução: Débora da Silva Guimarães Isidoro e Catharina Pinheiro
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 544


Sinopse:

O crime é um assunto que desperta o interesse de milhares de pessoas e tem sido mostrado com sucesso no cinema e na televisão. 501 crimes mais notórios apresenta os mais horríveis, macabros, incomuns e aterrorizantes crimes de todos os tempos. O livro traz histórias sobre crimes sem solução, assassinos em série, assassinos de crianças e crianças assassinas, sequestros, bruxarias, erros de justiça e praticamente toda atividade criminosa que se possa imaginar. Além de relatar os detalhes de cada crime, Donnelley nos conta o que aconteceu depois – qual foi o destino dos participantes e o depoimento dos criminosos e suas vítimas.

 As preferidas do chef Curtis Stones


Autor: Curtis Stones
Tradução: Esníder Pizzo
Editora: Larousse do Brasil
Número de páginas: 272


Sinopse:

O dinâmico chef Curtis Stone fará com que você se sinta tão à vontade na cozinha quanto ele. As receitas deliciosas e o jeito despojado e cativante de Curtis Stone são tudo o que você precisa para acabar com o estresse de receber convidados e deixar todos à vontade.






 Jantar – Simples, prático e delicioso




Autor: Annie Bell
Tradução: Maria Suzete Caselatto
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 192


Sinopse:

Com a correria do dia a dia, o jantar durante a semana deve ser prático, simples e não ocupar muito tempo. Neste livro a autora mostra como preparar um jantar fácil, saboroso, nutritivo e muito agradável, que qualquer um de nós pode fazer. As receitas podem ser preparadas rapidamente, ao mesmo tempo que oferecem todo o prazer de uma refeição caseira. Você vai encontrar a receita certa para todos os dias da semana, não importa se o apetite é grande ou pequeno.


O livro secreto de beleza das divas de Hollywood


Autor: Kym Douglas e Cindy Pearlman
Tradução: Vera Martins
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 256


Sinopse:

Quer ter a pele de pêssego de Charlize Theron? Os cabelos maravilhosos de Jennifer Aniston? Neste livro você encontra as melhores dicas das maiores celebridades de Hollywood. Muitas coisas que você nem imaginava, elas contam para todas as mulheres que querem ficar lindas: azeite de oliva é perfeito para ser passado nas pálpebras antes de aplicar sombra, para manter os lábios rosados é só chupar um picolé de frutas vermelhas, como aliviar as linhas de expressão e hidratar a pele naturalmente. Estes e outros segredos de beleza vão deixá-la tão bonita e bem cuidada como as atrizes de cinema.


O poder de cura do azeite de oliva


Autor: Cal Orey
Tradução: Débora Guimarães da Silva Isidoro
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 272



Sinopse:

Até que enfim está sendo publicado um livro que vai mostrar o poder de cura do azeite de oliva. Seu poder curativo supera em muito as aplicações de seu uso culinário – o azeite possui uma série de nutrientes saudáveis e que podem melhorar sua dieta e contribuir para que sua vida seja mais saudável: alivia dores da artrite, inibe câncer de mama e cólon, previne diabete, evita úlceras, reduz estrias e rugas, entre outros benefícios.




O princípio Everest – Como alcançar o topo da sua vida


Autor: Stephen C. Brewer e Peggy Holt Wagner
Tradução: Andrea Gottlieb
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 288


Sinopse:

Em O princípio Everest, os autores usam a metáfora de escalar o Monte Everest, a montanha mais alta e desafiadora que existe, como forma de guiá-lo para a expedição que o levará ao topo do seu “Everest pessoal”. O propósito deste livro é incutir em cada pessoa a crença de que é capaz de superar barreiras, conquistar metas ousadas e ter uma vida melhor.

 




Saint Laurent – A arte da elegância



 Autor: Marie-Dominique Lelièvre
Tradução: Marly N.Peres
Editora: Larousse do Brasil

Número de páginas: 320



Sinopse:

Mais do que uma lenda, Saint Laurent é um mistério. A autora entrevistou a família, os amigos, funcionários, amores, modelos, camareiros e médicos. Visitou a casa dele, espiou os armários, folheou os livros, pesquisou arquivos. Nesta biografia, ela desvenda o mistério do homem glamouroso e elegante que viveu intensamente sua arte, revela o personagem que Saint Laurent representava no mundo dos superstars e mostra a todos o menino que habitou a alma inquieta de um dos mais importantes nomes da alta-costura.